terça-feira, 10 de novembro de 2015

A uva Syrah

Uma uva tinta de qualidade superior, originalmente proveniente do Caucaso, e conhecida na antiga Pérsia, é talvez a uva vinifera mais antiga do mundo. Trazida para o Ocidente, criou raízes "modernas" no sul da Borgonha e na Provence (França). Hoje casta principal dos Côtes-du-Rhône, do famoso Chateauneuf-du-Pape, e dos Côtes-de-Provence. Fora da França produz bons vinhos varietais, que podem chegar a ótimos; muitas vezes pecam pelo excesso de acidez e presença taninos potentes, por vezes difíceis de controlar; são freqüentemente combinadas com cabernet.


A Shiraz é hoje a uva nacional da Austrália. Interessante assinalar que recentemente foi acertada uma longa disputa, da Syrah com Petite Sirah (Califórnia). A análise de DNA de amostras da França, da Califórnia, e da Austrália, provou serem em vários casos a mesma; mas houve vários casos onde se identificou P.Sirah com a obscura Durif.

Características do Vinho
Seu aroma e sabor variam de acordo com a região onde é cultivada: na França, o toque de especiarias e o sabor picante se sobressaem; já na Austrália, aromas e sabores de frutas maduras escuras, como ameixa, cereja e amora são marcantes. A quantidade de acidez e doçura na Syrah também depende da região em que é cultivada: no chamado Novo Mundo, países como Estados Unidos e a já citada Austrália, onde há muito mais a presença do sol, as uvas ficam com maior nível de açúcar e menor de acidez.De uma maneira geral, a Syrah é uma uva de bastante intensidade, seus vinhos podem ir de robustos a suaves, de exóticos a simples, bastante envelhecidos a jovens, mas todos com sabores originais e complexos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário